Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise crítica de rótulos de alimentos industrializados e o papel do discurso do marketing / Critical analysis of labels of industrialized food and the role of discourse in marketing

Marcussi, Adriana Paula Slongo; Alberto, Maria de Fátima Valentim; Marcussi, Bernardo Alberto; Corado, Patrícia Ribeiro; Messia, Luana Costa Pierre.
Hig. aliment; 33(288/289): 715-719, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22104

Resumo

A fim de promover a comercialização de seus produtos as empresas procuram construir um discurso capaz de persuadir consumidores, acenando para as vantagens de seus produtos, associando-os a um estado de satisfação e felicidade. Todavia, algumas técnicas de produção, o uso de aditivos alimentares e outros ingredientes nocivos ou que tentem transmitir um atributo sensorial falso, e o desbalanceamento nutricional, não raramente, representam uma ameaça à saúde pública. Esta pesquisa foi centrada em alguns produtos cuja aceitabilidade é alta. O rótulo de duas amostras de produtos alimentícios foram analisados quanto aos seus aspectos semiolinguísticos e químico-nutricionais, podendo-se revelar as eventuais congruências e incongruências entre as ideias transmitidas e as imagens vendidas pelo marketing embutido no rótulo, e o real valor nutricional dos alimentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1