Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da influência da idade do abate no rendimento e na qualidade da carne de frangos da raça tricolor / Evaluation of the influence of slaughter age on the yield and quality of the meat of tricolor chickens

Ribeiro, Apolônio Gomes; Bezerra, Luciana Cristina Nogueira de Moraes; Medeiros, Fabrízia Melo de; Rebouças, Marina Cabral.
Hig. aliment; 33(288/289): 891-895, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22424

Resumo

Este trabalho se propôs verificar a influência do tempo de abate nas características de qualidade da carne e no rendimento de carcaça e cortes em aves caipiras da raça Tricolor. Foi aplicado um delineamento experimental em blocos inteiramente casualizados com 3 tratamentos (60, 75 e 90 dias de abate) e 4 repetições, totalizando 12 unidades experimentais. As variáveis de peso vivo, peso da carcaça, peso dos cortes, rendimento de carcaça e rendimento de peito e coxa não apresentaram diferenças entre os três tratamentos avaliados, com exceção do rendimento de sobrecoxa que foi superior nos animais abatidos aos 90 dias. A capacidade de retenção de água não foi influenciada pela idade de abate, porém foi observada uma maior perda de água por cocção na carne de peito e sobrecoxa aos 90 dias. Embora a idade de abate não tenha influenciado no desenvolvimento corporal dos frangos da linhagem tricolor (TRC), a mesma teve efeito sobre algumas características qualitativas da carne e rendimento da sobrecoxa.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1