Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Contaminação mercurial em muscultura de pescado proveniente do Rio Doce, Vila de Regência, Linhares/ES / Mercurial contamination in fish musculature from the Rio Doce, Vila de Regência, Linhares/ES

Spata, Carla Ferreira; Sanfelice, Marcos; Ribeiro, Roberta de Oliveira Resende; Felizardo, Nilza Nunes; Ferreira, Micheli da Silva.
Hig. aliment; 33(288/289): 1027-1029, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22439

Resumo

Em 2015 a queda da barragem de mineração no rio Doce, Minas Gerais, causou impactos ambientais, como o aumento da concentração de mercúrio (Hg). No ambiente o Hg passa pelo fenômeno de biomagnificação e se bioacumula no pescado. Em humanos, o Hg pode ser um risco à saúde coletiva e a contaminação ocorre através da ingestão de pescado com concentrações variadas do metal. Para determinar a contaminação mercurial total (HgT) da musculatura de pescado proveniente do rio Doce, da região de Linhares, Espírito Santo, 121 espécimes foram adquiridas, em novembro de 2016. A musculatura foi avaliada no DMA80® para determinar o grau de contaminação mercurial total, e os resultados médios variaram de 0 a 0,9490 mg/kg. Apesar dos valores estarem abaixo do limite máximo determinado pelas legislações (1 mg/kg), deve-se avaliar o grau de risco de exposição ao mercúrio da população através do consumo do pescado.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1