Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Caracterização do perfil lipídico de peixes e produtos derivados de pescado / Characterization of the lipid profile of fish and derivative products of fish

Pontes, Lorena de Lourdes Boaventura; Marçal, Joanna Oliveira; Merlo, Camila Martins; Ribeiro, Heloisa Ester Andrade Alves; Faria, Peter Bitencourt.
Hig. aliment; 33(288/289): 974-978, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22442

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o perfil lipídico de alguns peixes e derivados de pescado por meio de amostras de produtos comprados em estabelecimentos comerciais. Foram realizadas a extração dos lipídeos, esterificação e análise cromatográfica para a determinação do perfil de ácidos graxos. Houve diferença em relação à composição dos ácidos graxos (C14:0; C16:1; C18:3ω3; C22:0; C20:5ω3 (EPA) e C22:6ω3 (DHA)) e na relação ω6/ω3. Os produtos derivados de pescado possuem relação ω6/ω3 maiores que os peixes, devendo-se ao processo de beneficiamento a que foram submetidos. O ácido graxo eicosapentaenóico (EPA) apresentou maiores concentrações na sardinha, diferentemente do ácido docosahexaenóico (DHA) que está mais presente no atum, evidenciando que ambos os pescados são boas fontes para obtenção destes ácidos graxos ω3.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1