Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação comparativa de metodologias para determinação da area de olho de lombo e gordura em suínos e bovinos / Comparative evaluation of methodologies for longissimus dorsi muscle area and fat area in swine and bovine

Pontes, Lorena de Lourdes Boaventura; Dargère, Adélia Ferreira; Cantarelli, Vinícius de Souza; Santos, Diogo Batista dos; Faria, Peter Bitencourt.
Hig. aliment; 33(288/289): 873-877, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22462

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar três metodologias de análise de área de olho de lombo (AOL), relacionado ao músculo Longissimus dorsi em suínos e bovinos e, a área de gordura subcutânea (AG) em suínos, a fim de determinar variações em relação ao uso destas técnicas. Foram utilizados os métodos de régua quadriculada, papel milimetrado e análise de imagens digitalizadas através do Software ImageJ. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre eles (p>0,05), independente das espécies avaliadas e estruturas. Assim, para escolha do método a ser utilizado para estas avaliações, deve-se considerar a praticidade, disponibilidade de recurso e tempo de realização. Conclui-se que os três métodos apresentam boa predição para determinação de AOL e AG para bovinos e suínos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1