Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Qualidade de ovos brancos comercializados em diferentes estabelecimentos no município de Paragominas PA / Quality of whit eggs marketed in different establishments in the municipality of Paragominas PA

Dias, Lilian de Nazaré Santos; Alencar, Julyane Sued Castro de; Damasceno, Jamilly Gomes; Ribeiro, Marcos Samuel Matias; Oliveira, Graziela Teixeira de.
Hig. aliment; 33(288/289): 1153-1157, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22561

Resumo

Objetivou-se verificar a qualidade de ovos brancos de acordo com os aspectos internos e externos comercializados em diferentes estabelecimentos do município de Paragominas - PA. Os ovos foram coletados de aleatoriamente em diferentes pontos comerciais. As análises consideradas no estudo, foi de: integridade e aparência da casca e peso do ovo, altura da câmara de ar, peso, altura e diâmetro da gema para o cálculo de índice da gema, altura e peso do albúmen e cor da gema. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey. Os ovos dos grandes supermercados apresentaram melhores índices de qualidade interna e os piores resultados quanto a peso, trincas visíveis e sujeiras. Os ovos de pequenos supermercados apresentaram o maior índice de trincas não visíveis e os de médio porte os menores índices de sujeiras e trincas.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1