Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Percepção sensorial do off-odor em carnes bovinas irradiadas em embalagens á vácuo contendo carvão ativado / Off-odor perception in irradiated beef vacuum packaged with charcoal

Rodrigues, Lorena Mendes; Oliveira, Sâmia Karla de; Haddad, Gabriela de Barros Silva; Ramos, Alcinéia de Lemos Souza; Ramos, Eduardo Mendes.
Hig. aliment; 33(288/289): 1119-1123, abr.-maio 2019. graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-22585

Resumo

Objetivou-se avaliar a utilização de carvão ativo na redução de compostos voláteis responsáveis pelo off-odor de carnes bovinas irradiadas. Para tal, contrafilés bovinos, embalados a vácuo, com e sem carvão ativo, e irradiados (1, 2 e 3 kGy), foram analisados quanto a formação de compostos de enxofre e quanto a percepção sensorial de off-odor. O único composto de enxofre identificado nas amostras foi o dimetil sulfeto (DMS), sendo encontrado em menor concentração nas amostras irradiadas com carvão ativo na embalagem. Independentemente da utilização do carvão, os painelistas perceberam o off-odor das carnes irradiadas em qualquer dose quando comparado à carne não-irradiada. Quando foi comparado as carnes irradiadas com carvão em relação àquelas irradiadas sem carvão, os painelistas foram capazes de identificar o off-odor apenas nas amostras irradiadas com 1 kGy. Conclui-se que o carvão ativo reduziu a concentração de DMS na embalagem de carnes irradiadas.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1