Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade sanitária do pescado salgado seco comercializado nas feiras livres de Belém, PA / Evaluation of the sanitary quality of the fish commercialized in fairs in Belém, PA

Barros, Bruno de Cássio Veloso de; Sabino, Saulo; Sabino, Giselle Castro; Tavares, Maria Isabel de Souza Strela; Souza, Cibely Souza e; Rodrigues, Érika Dayane Leal; Silva, Raimundo Nelson Souza da.
Hig. aliment; 26(206/207): 109-113, mar.-abr. 2012.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-2266

Resumo

A salga e a secagem são antigos métodos de conservação de alimentos, através do qual há redução de umidade e diminuição da atividade de micro-organismos. Na região amazônica, o processo de salga é realizado de acordo com o conhecimento popular, sem o emprego de técnicas adequadas e de princípios de higiene, gerando conseqüências na boa qualidade do produto final. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de 14 amostras de pescado salgado seco oriundos das feiras livres de Belém, escolhidos aleatoriamente e analisados através de análises físico-químicas (determinação de pH, substâncias voláteis a 105ºC e reação de èber) e microbiológicas (coliformes a 45º, análise de Sthaphylococcus coagulase positivo e Salmonella sp.).(AU)
Biblioteca responsável: BR526.1
Localização: BR68.1