Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Influência da temperatura na composição centesimal da casca da pitomba (Talisia esculenta) / Influence of temperature in the centesimal composition of pitomba shell (Talisia esculenta)

Santos, Newton Carlos; Barros, Sâmela Leal; Almeida, Raphael Lucas Jacinto; Nascimento, Amanda Priscila Silva; Almeida, Renata Duarte.
Hig. aliment; 33(288/289): 1477-1481, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23008

Resumo

A pitomba é uma fruta nativa da região amazônica e amplamente aceita no Brasil, porém somente a polpa é consumida, havendo o desperdício das cascas. A secagem é uma alternativa viável para o aproveitamento das cascas. Objetivou-se a determinação da composição centesimal da casca da pitomba e avaliação dos efeitos da temperatura (50°C, 60°C e 70°C) do processo de secagem em estufa com circulação de ar sobre esses parâmetros. As farinhas produzidas foram analisadas com relação ao teor de umidade, sólidos totais, cinzas, carboidratos, proteínas e lipídeos. O aumento da temperatura aplicada resultou em valores superiores para o teor de sólidos totais, cinzas e de lipídeos e valores inferiores para o teor de umidade e de proteínas. O elevado teor de carboidrato totais indica que a farinha da casca da pitomba é um pó com alto teor fibras.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1