Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise de antocianinas e carotenoides em marapuama (Ptychopetalum olacoides) liofilizada / Analysis of anthocyanins and carotenoids in lyophilized marapuama (Ptychopetalum olacoides)

Oliveira, Ana Cristina Freitas de; Hernandez-Torres, Dina Luz; Ngome, Moises Tomás; Alves, José Guilherme Lembi Ferreira; Mondragón-Bernal, Olga Lucía.
Hig. aliment; 33(288/289): 1200-1204, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23016

Resumo

A marapuama é uma planta medicinal com propriedades de interesse em pesquisa. Liofilizar está planta auxilia na preservação de seus compostos. Este trabalho objetivou determinar o conteúdo de antocianinas monoméricas totais e carotenoides totais presentes no liofilizado de marapuama e otimizar a extração. Aplicou-se um DCCR para antocianinas e um para carotenoides. A maior quantidade de antocianina obtida foi de 0,107 mg/100g, e ajustou-se a um modelo onde os termos quadráticos para concentração de etanol e pH foram significativos (p<0,05). Para carotenoides nenhuma das variáveis foi significativa, podendo-se, portanto, usar os menores níveis do planejamento para reduzir custos. A maior quantidade carotenoide foi de 44,21 µg/mL. Conclui-se que quantidades relevantes de compostos antioxidantes foram encontradas em marapuama liofilizada.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1