Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise físico-química de cervejas artesanais comercializadas em Guaratinguetá-SP / Physical-chemical analysis of artisan beverages marketed in Guaratinguetá-SP

Oliveira, Ana Cristina Freitas de; Torres, Dina Luz Hernández; Ngome, Moises Tomás; Bernal, Olga Lucía Mondragón; Alves, José Guilherme Lembi Ferreira.
Hig. aliment; 33(288/289): 1205-1209, abr.-maio 2019. ilus, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23018

Resumo

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, sendo que as artesanais têm ampliado sua participação no mercado. Este trabalho objetivou caracterizar físico-quimicamente e agrupar cervejas artesanais de diferentes estilos encontradas no comércio da cidade de Guaratinguetá-SP. Foram analisadas 5 cervejas artesanais denominadas de A, B, C, D e E, em duplicata. A acidez total variou de 28,42 a 42,63 mEq/L, o teor de sólidos solúveis de 4,8 a 8,0 °Brix e o teor alcoólico de 5,90 a 9,25 % (v/v), sendo que todas as amostras apresentaram valores superiores ao descrito no rótulo. O valor médio do pH foi de 4,55 e a cor oscilou de 12,67 a 38,77 EBC. Pelas análises exploratórias PCA e HCA observou-se que os estilos Weissbier e Irish Red Ale apresentaram uma menor distinção entre os parâmetros físico-químicos analisados.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1