Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Aplicação da espectroscopia de infravermelho médio associada à quimiometria para classificação de café verde / Application of medium infrared spectroscopy associated with chemometry for green coffee classification

Pinto, Sthefany Nicolle Gomes; Lima, Amanda Beatriz Sales de; Batista, Acsa Santos; Correia, Keila Souza; Santos, Leandro Soares.
Hig. aliment; 33(288/289): 1229-1233, abr.-maio 2019. graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23021

Resumo

O agronegócio do café é uma das atividades que mais contribuem para economia brasileira. Objetivou-se avaliar a utilização da espectroscopia no infravermelho médio aliado a análise estatística multivariada para classificar amostras de café. As amostras foram adquiridas em Vitória da Conquista-Bahia e foram utilizadas para obtenção dos espectros no FTIR-ATR Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier com Reflexão Total Atenuada, sob a faixa espectral de 4000 a 600 cm(-1). Os resultados foram avaliados por meio da estatística multivariada Análise de Componentes Principais - ACP. Na ACP dois componentes explicaram 94,49% da variância total dos dados, onde o primeiro componente principal (CP1) explicou 82,1% e o segundo componente principal (CP2) 12,39%. É possível classificar amostras de café por meio destas ferramentas.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1