Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Atividade bactericida e bacteriostática da casca do pequi (Caryocar brasiliense) em bactérias deteriorantes e patogênicas isoladas de alimentos / Bactericidal and bacteriostatic activity of pequi (Caryocar brasiliense) against deteriorant and pathogenic bacteria from foods

Silva, Aianne da Costa; Frasao, Beatriz da Silva; Dellagostin, Odir; Aquino, Maria Helena Cosendey de; Conte Junior, Carlos Adam.
Hig. aliment; 33(288/289): 2287-2291, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-2381

Resumo

O pequi é uma fruta nativa do Cerrado brasileiro que apresenta elevado teor de compostos antioxidantes e pode apresentar ação antimicrobiana. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a atividade bacteriostática e bactericida do extrato da casca do pequi. Das cepas estudadas 5 são padrões cedidos pela FIOCRUZ e 5 são bactérias de alta resistência a antimicrobianos isoladas de carne e frango. Foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima do extrato da casca do pequi. O extrato da casca do pequi apresenta atividade antimicrobiana frente a bactérias patogênicas e deteriorantes. C. jejuni e C. colisão as mais sensíveis. S. aureus apresentou tolerância. E. coli O157:H7 e E. coli são menos sensíveis. O resíduo do pequi é uma potencial e importante fonte de antimicrobianos naturais.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1