Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade microbiológica de carne mecanicamente separada (CMS) e de derivados do pescado provenientes de cinco municípios da Baixada Maranhense / Evaluation of the microbiological quality of mechanically recovered meat (MRM) and of fish by-products from five cities of the Baixada Maranhense

Silva, Letícia de Melo da; Jesus, Greiciene dos Santos de; Soeiro, Fabiana de Cássia Santos; Carvalho, Isabel Azevedo; Costa, Francisca Neide.
Hig. aliment; 33(288/289): 2307-2310, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-2387

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica da carne mecanicamente separada (CMS ) e derivados de pescado (fishburguer, nugget de peixe e linguiça de peixe) de cinco municípios da Baixada Maranhense. As contagens obtidas para coliformes totais nas amostras de CMS e derivados variaram de 43 a >1100 NMP/g. As contagens de coliformes termotolerantes variaram de 35 a >1100 NMP/g Em uma amostra de fish burguer do município de Bacurituba foi encontrado o valor de 3 x 103 UFC/g. Amostras provenientes dos cinco municípios apresentaram contaminação, encontrando-se em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias, podendo representar riscos à saúde pública. Devem ser adotadas junto à comunidade envolvida na pesca artesanal e na produção desses alimentos, boas práticas de fabricação e condições adequadas de manipulação, armazenamento e conservação.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1