Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Presença de Salmonella spp. em carcaças de frangos de corte criados em aviário de pequeno porte / Presence of Salmonella spp. in carcass of broilers reared in small broiler house

Lima, Larissa de Assis; Silva, Flávio Barbosa da; Dias, Marcia; Nunes, Cecília Moreira; Rezende, Cíntia Silva Minafra e.
Hig. aliment; 33(288/289): 2567-2571, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23870

Resumo

Dentre as bactérias causadoras de Doenças Veiculadas por Alimentos (DVA) a Salmonella spp. é um dos principais patógenos na avicultura. Objetivou-se avaliar a presença de Salmonella spp. nas carcaças de frango de corte de um aviário de pequeno porte. Em dois lotes foi realizado formulário de acompanhamento das boas práticas de produção; aferição das temperaturas do ambiente e das carcaças; análises do pH e do cloro da água, e microbiológicas da bancada de evisceração, da depenadeira e das carcaças. A análise dos dados foi descritiva. Houve ausência do patógeno em todas as amostras. Assim, a implementação e o rigor no monitoramento dos padrões presentes nas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e nos Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) além de controlar a propagação desse patógeno nas carcaças, asseguraram um produto final de qualidade ao consumidor.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1