Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade microbiológica das manteigas a granel e manteigas de garrafa vendidas em estabelecimentos comerciais e feiras livres na cidade de União dos Palmares-Alagoas / Evaluation of the microbiological quality of bulk butters and bottle butters sold in commercial establishments and free trade fairs in the Palmares-Alagoas Union

Flor, Samuel de Amorim; Alves, Angela Matilde da Silva; Oliveira, Joyce Maria Santino de; Machado, Neide Aparecida Ferreira; Pereira, Danielle dos Santos Tavares.
Hig. aliment; 33(288/289): 2302-2306, abr.-maio 2019. ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-2388

Resumo

A manteiga é um produto gorduroso obtido pela batenção do creme de leite derivado do leite da vaca, formando uma emulsão do tipo água/óleo. Durante o processo de fabricação, se não houver aplicação de boas práticas, os microrganismos têm grande oportunidade de contaminar a manteiga. Por isso, as práticas higiênico-sanitárias devem ser adotadas com intuito de prevenir eventuais contaminações ou recontaminações do creme. Em Alagoas é comum a comercialização e o consumo de manteiga artesanal, ou seja, manteigas produzidas manualmente, por pequenos produtores/ou pequenos laticínios, bem como manteigas de garrafas ou manteiga da terra que são frequentemente comercializadas diretamente por eles em feiras livres e/ou em pequenos estabelecimentos comerciais. Esta pesquisa objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica das manteigas vendidas a granel e manteigas de garrafa vendidas no município de União dos Palmares/AL. Foram coletadas amostras de cada tipo de manteiga em três coletas diferentes em meses seguidos. As análises microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Análises Microbiológicas do Instituto Federal de Alagoas-IFAL campus Murici/AL, usando-se a metodologia APHA e como parâmetro de qualidade usou-se o Regulamento técnico de identidade e qualidade. Observou-se com os resultados das análises, que as manteigas vendidas nas feiras e comércios de União dos Palmares/AL, encontravam-se dentro do estabelecido pela legislação vigente.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1