Avaliação do potencial antibacteriano do extrato aquoso de alho (Allium sativum) em hambúrgueres de carne bovina e sua correlação com a qualidade sensorial / Evaluation of the antibacterial potential of aqueous garlic extract (Allium sativum) in bovine meat hamburgers and its correlation with sensory quality
Santos, Taísa Cury; Almeida, Aline Toledo Regadas de; Silva, Hugo Leandro Azevedo da; Franco, Robson Maia; Fernandez, Alfredo Tavares.
Hig. aliment;
33(288/289): 2343-2347, abr.-maio 2019. tab
Artigo
em Português
| VETINDEX
| ID: vti-2389
Resumo
O risco de Doenças Veiculadas por Alimentos - DVA em hambúrgueres pode ser minimizado pelo uso de antimicrobianos naturais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes concentrações do Extrato Aquoso de Alho - EAA na inibição de Escherichia coli, Salmonella enterica, Cronobacter sakazakii, Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus e Bacillus cereus e avalia r sensorialmente as amostras de hambúrguer adicionadas de EAA. Os resultados indicaram que o EAA inibiu o crescimento das cepas bacterianas, sendo a ação inibitória proporcional às concentrações usadas sendo que a refrigeração a 7°C por 72 h do EAA não afetou seu efeito inibitório. Na análise sensorial, houve boa aceitabilidade e intenção de compra positiva para as amostras, com destaque para aquelas com maior concentração de EAA (1000μL/mL).(AU)
Biblioteca responsável:
BR68.1
Localização: BR68.1