Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Ação de diferentes sanitizantes em biofilmes de Salmonella Minnesota / Action of different sanitizers in biofilmes of Salmonella Minnesota

Brasão, Silvia Cassimiro; Melo, Roberta Torres de; Mendonça, Eliane Pereira; Monteiro, Guilherme Paz; Rossi, Daise Aparecida.
Hig. aliment; 33(288/289): 2251-2255, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23895

Resumo

Objetivou-se avaliar a eficiência do contato por 15 minutos do hipoclorito de sódio 1%, e ácido peracético 0,8% na inibição de biofilmes formad os por três cepas distintas de Salmonella Minnesota em aço, poliuretano e polipropileno e determinar a recuperação das células remanescentes. Qualitativamente houve influência na classificação dos biofilmes de acordo com a superfície, que foram diferentes dependendo do tipo de cepa e de material, porém a quantidade de células sésseis permanece constante, pois independente da cepa e da superfície, os biofilmes mantiveram uma contagem de 5,18 Log UFC, indicando que as diferenças referem-se à matriz polimérica. O uso do hipoclorito foi capaz de destruir as células, que não foram recuperadas após reincubação. Já o ácido peracético não promoveu redução significativa. O uso do hipoclorito de sódio 1% é eficiente na sua remoção.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1