Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Resultados das conformidades e não conformidades dos parâmetros microbiológicos de queijo Minas Artesanal Canastra / Conformity and non-conformity results of the microbiological parameters of Minas Artesanal Canastra cheese

Coura, Fernanda Morcatti; Paciulli, Sônia de Oliveira Duque; Moreira, Simone Magela; Ferreira, Fernanda Silva; Barbieri, Jonata de Melo.
Hig. aliment; 33(288/289): 2616-2620, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-23940

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar a qualidade microbiológica do Queijo Minas Artesanal produzido por queijarias certificadas da microrregião Canastra durante os anos de 2016 e 2017, utilizando os resultados das análises microbiológicas do queijo nestes anos. Foram encontradas não conformidades nos queijos estudados em 7,84% das amostras para Coliformes totais, 3,92% para coliformes termotolerantes e 9,8% para Staphylococcus coagulase positivo, porém nenhuma análise apresentou presença de Listeria spp. ou Salmonella spp. Apesar das principais bactérias patogênicas não terem sido encontradas, as não conformidades indicam a necessidade da orientação do produtor sobre as Boas Práticas de Fabricação e de Ordenha. Além disto, é imprescindível a orientação sobre as exigências do órgão fiscalizador e a realização da análise do queijo periodicamente, tornando possível o acompanhamento da qualidade do queijo produzido na região e a correção das não conformidades encontradas.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1