Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Pesquisa de Campylobacter spp. em frangos caipiras no município de Valença/RJ / Search of Campylobacter spp. in caipiras chickens in the city of Valença/RJ

Nascimento, Ruan Carlos dos Santos; Lima, Luiza Maria Navarro; Esteves, Wagner Thadeu Cardoso; Duque, Sheyla da Silva; Seki, Liliane Miyuki; Xavier, Marta Maria Braga Baptista Soares.
Hig. aliment; 33(288/289): 2549-2552, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-2418

Resumo

As aves domésticas criadas em sistema extensivo no Brasil são denominadas popularmente de frangos caipiras pois apresentam importância relevante nos âmbitos econômico, social e cultural para as populações rurais em vários países da África, da Ásia e da América do Sul e difere amplamente das criações industriais. O Campylobacter spp. pode ser isolado de suínos, bovinos e ovinos, porém as aves são consideradas como o meio mais importante de transmissão da doença para as pessoas, principalmente por meio da ingestão da carne mal cozida e há pouco tempo a campilobacteriose foi reconhecida como zoonose. Existe uma preocupação com a mudança de perfil do consumidor, pela procura de um produto mais saudável, menos industrializado, mas também existe uma falta de conhecimento da sanidade e das condições higiênico-sanitárias da cadeia produtiva desta ave, desde sua criação, obtenção do produto final e comercialização, o que pode resultar em agravos à saúde coletiva. Este trabalho teve por objetivo pesquisar em 20 amostras de pequenos criadores de frango caipira que comercializam este tipo de ave oriundas de 4 propriedades no Município de Valença/ RJ, onde observou-se a presença do Campylobacter spp. em 25% das amostras analisadas.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1