Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação antimicrobiana de macroestrutura e nanoestruturas de carbonato de cálcio / Antimicrobial evaluation of macrostructures and nanostructures of calcium carbonate

Bianchi, Jhonatan Rafael de Oliveira; Santos, Igor José Boggione; Schlögl, Andersen Escobar; Ferreira, Myllena Luiza Freitas; Zeferino, Raphaela Justiniane Coelho.
Hig. aliment; 33(288/289): 2136-2140, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24376

Resumo

A ocorrência de doenças transmitidas por alimentos se dá principalmente pelas bactérias Salmonella e E.coli. A Salmonella pode causar infecções generalizadas ao entrar na corrente sanguínea por meio das paredes do intestino e a E. coli produz toxinas que podem causar complicações. Uma solução é encontrada no uso da nanotecnologia que desperta o interesse dos cientistas em suas possíveis aplicações inovadoras nas indústrias. Esse trabalho estudou os efeitos antimicrobianos do Carbonato de Cálcio macro e nanoestruturado em E. Coli e Salmonella Typ. Para a nanoestrutura os melhores resultados foram com 1250 e 1875 µg.mL-1 em E. Coli e S. Typ. As concentração de 1000, 1500 e 1875 µg.mL-1 de macro CaCO3 mostraram-se mais eficientes para E. Coli e no caso da S. Typ 1000 e 1500 µg.mL-1. Para validar e tornar aplicável o uso de nano CaCO3 são sugeridos estudos toxicológicos e estudos com diferentes tamanhos do material nanoestruturado.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1