Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise da Moringa como agente de potabilidade no tratamento da água de comunidades rurais de Salinas - MG / Analysis of Moringa as a potability agent in the water treatment of rural communities of Salinas - MG

Gomes, Izabella Barbosa; Paixão, Leonardo Lima da; Santana, Valdirene Rodrigues; Duarte, Felipe Cimino; Cardozo, Roberta Magalhães Dias.
Hig. aliment; 33(288/289): 2110-2114, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24380

Resumo

A água é essencial para a manutenção da vida, porém pessoas que residem em comunidades rurais consomem água não potável. Como uma alternativa para o tratamento tem-se a Moringa que possui propriedade antimicrobiana. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo a realização de análises físico-químicas e microbiológicas da água, antes e após o tratamento com esta semente, nos tempos: zero, uma, duas e quatro horas. Os percentuais de redução foram de até 99% para coliformes totais e termotolerantes e 92% para E. coli. Os índices de gás carbônico, turbidez e temperatura aumentaram evidenciando a ação antimicrobiana. Por fim, foi elaborada uma cartilha com os resultados desse trabalho e foi possível concluir que a semente da Moringa pode ser utilizada no tratamento da água, sendo uma alternativa barata e de fácil acessibilidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1