Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Boas práticas de manipulação e qualidade microbiológica de alimentos do comércio ambulante / Good manipulation practices and microbiological quality of foods of street food

São José, Jackline Freitas Brilhante; Ferrari, Auriane Morellato; Carvalho, Jessica Santana; Silva, Julia Marcelino; Moro, Manuelli.
Hig. aliment; 33(288/289): 2191-2195, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24391

Resumo

Comércios ambulantes de alimentos são estabelecimentos que comercializam alimentos nas ruas prontos para o consumo. Devido às condições de manipulação e comercialização, os alimentos vendidos podem representar riscos à saúde pública. Este trabalho objetivou avaliar as condições higienicossanitárias de comércios ambulantes de alimentos nos municípios de Serra e Vitória ES, bem como a sua qualidade microbiológica. Foi utilizada uma lista de verificação de boas práticas de manipulação de alimentos baseada na RDC ANVISA 216/04 e foram coletadas amostras de alimentos para análises microbiológicas, que seguiram o preconizado na RDC ANVISA 12/2001. Foram avaliados 200 comércios, na qual 58,5% foram classificados como ruins. Foram coletadas 63 amostras de alimentos, na qual 57,1% apresentaram limites de contaminação acima do permitido pela legislação. Concluiu-se que o comércio ambulante ainda é uma fonte potencial de transmissão de doenças através dos alimentos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1