Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Filme de goma tara com nanoestrutura de ZnO para preservação de fruto pós-colheita / Tare gum film with ZnO nanostructures for preservation of postharvest fruit

Rezende, Larissa Olimpia Cunha; Costa, Kelly Christine Barbosa; Souza, Saymon Menezes de; Coimbra, Jane Sélia dos Reis; Santos, Igor José Boggione.
Hig. aliment; 33(288/289): 2206-2210, abr.-maio 2019. tab, graf
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24405

Resumo

O Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas, porém as perdas/desperdícios no pós-colheita podem chegar até 30 %, principalmente, pelo metabolismo do fruto e fitopatógenos. A nanotecnologia surge, então, como alternativa para mitigar esse problema, sendo o setor de embalagens o mais promissor. Assim, o objetivo deste trabalho foi obter e caracterizar de filmes de goma Tara com nanoestruturas de óxido de zinco (ZnO) com atividades antimicrobianas. O filme obteve espessuras entre 0,04957 e 0,36380 mm, sendo o filme com 5% (m/v) de nanoestrutura de ZnO com maior espessura. A porcentagem de solubilidade dos filmes de nanoestruturas de ZnO foi mais elevada que o filme sem nanoestrutura. O teor de umidade variou de 32,5592 a 10,9658 % entre os filmes e à medida que a concentração de nanoestrutura aumentou houve aumento da permeabilidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1