Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Determinação de matérias estranhas em amostras comerciais de fubá / Determination of strange matters in fubá commercial samples

Sorita, Guilherme Dallarmi; Jacovassi, Leonardo Vasconcelos; Macruz, Markus Derksen; Gonçalves, Rafaela Cunha; Perdoncini, Márcia Regina Geraldo.
Hig. aliment; 33(288/289): 2196-2200, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24408

Resumo

Entende-se por fubá a moagem seca de uma mistura contendo o gérmen, tegumentos e porção amilácea da semente de milho. Devido à sua origem no campo e forma de processamento, pesquisas demonstram a incidência de sujidades nesta matéria prima. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar microscopicamente amostras de fubás comercializadas na cidade de Campo Mourão-PR. A pesquisa de matérias estranhas foi realizada segundo o método 1984 965.39 A (16.05.15) da AOAC com algumas modificações. Das 21 amostras analisadas, 6 apresentaram-se em desacordo com a legislação vigente, RDC nº 14, de 28 de março de 2014, Anvisa. Os resultados deste trabalho demonstram a importância da análise microscópica na avaliação da qualidade e atendimento das normas legais dos produtos alimentícios comercializados, uma vez que elementos estranhos encontrados não são detectados por outros métodos de análises, como microbiológicos e físico-químicos.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1