Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Qualidade microscópica e microbiológica de polpas de açaí congeladas comercializadas em supermercados de Teresina-PI / Microscopic and microbiological quality of frozen açai poles, marketed in Teresina-PI supermarkets

Albuquerque, Tháila Pimentel; Chaves, Camila de Carvalho; Silva, Manoel de Jesus Marques da; Sousa, Poliana Brito de; Silva, Jurecir da.
Hig. aliment; 33(288/289): 2235-2239, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24423

Resumo

Falhas nas etapas do processamento do açaí afetam a qualidade da polpa. Desta forma, objetivou-se analisar a qualidade microscópica e microbiológica de polpas de açaí congeladas, comercializadas em supermercados de Teresina-PI. As amostras de açaí foram adquiridas em cincos supermercados e em seguidas foram submetidas às análises de sujidades e microbiológicas (Coliformes e Salmonella spp.). Os resultados microbiológicos indicaram que houve ausência de coliformes termotolerantes e Salmonella ssp. nas polpas de açaí analisadas. Todas as polpas analisadas apresentaram matérias estranhas tais como, fragmentos de insetos, pelo animal, filamentos de fungos, fibra sintética, fragmentos de caroço e casca e adulteração por adição de amido. Portanto, as polpas de açaí congeladas necessitam de atenção pelos órgãos fiscalizadores.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1