Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Qualidade microbiológica e nutricional de bebida fermentada de soja / Microbiological and nutritional quality of fermented soybean drink

Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça; Brach, Elizete Neuza; Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça; Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de; Christ, Divair.
Hig. aliment; 33(288/289): 2230-2234, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24428

Resumo

A soja apresenta propriedades benéficas à saúde como a redução dos níveis de colesterol e efeitos protetores contra a obesidade. Os indivíduos intolerantes à lactose podem utilizar produtos como a bebida fermentada de soja como alternativa em substituição ao leite de vaca. Diante deste contexto, este estudo almejou o desenvolvimento de uma bebida fermentada à base de soja adicionada de fibra dietética solúvel como a inulina e saborizada com polpa de goiaba. Os resultados da avaliação microbiológica das formulações estavam de acordo com os parâmetros vigentes na legislação brasileira, denotando que as boas práticas na sua produção estavam adequadas. Na análise de minerais observou-se que os teores de potássio (629mg à 652mg), ferro (1,44mg à 1,56mg) e fósforo (323mg à341,33mg) se apresentaram acima da quantidade presente no leite de vaca. Este produto desenvolvido pode ser uma alternativa saudável e atender à expectativa de consumidores intolerantes à lactose, quanto à saúde e bem-estar.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1