Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Adaptação de Staphylococcus aureus ao óleo essencial de Cinnamomum cassia / Adaptation of Staphylococcus aureus to Cinnamomum cassia essential oil

Zeneratto, Natália Jubram; Marques, Érica Alves; Gonçalves, Michelle Carlota; Souza, Suemis Maria Parenti de; Piccoli, Roberta Hilsdorf.
Hig. aliment; 33(288/289): 2657-2661, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24453

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de adaptação de Staphylococcus aureus ao óleo essencial (OE) de canela cássia (Cinnamomum cassia). Primeiro determinou-se a Concentração Mínima Bactericida (CMB) do OE de C. cassia utilizando a técnica de microdiluição. Em seguida as células de S.aureus foram expostas a concentrações subletais do OE de C. cassia(CMB/4 e CMB/8) por um período de 6h e testadas frente a diferentes concentrações do OE (CMB/2; CMB; 1,2CMB; 1,4CMB; 1,6CMB; 1,8CMB e 2CMB), estas foram incubadas e plaqueadas em TSA (Ágar Triptona de Soja) empregando a técnica de microgotas. As células de S.aureus apresentaram uma nova CMB, maior que a anterior, portanto foram classificadas como capazes de se adaptarem ao OE de C. cassia. Após a exposição a concentrações subletais do OE, a CMB foi de 0,0744%. Os resultados evidenciam a importância de se utilizar a concentração adequada do antimicrobiano para evitar a adaptação do microrganismo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1