Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da qualidade microbiológica de doce em massa produzido a partir da guapeva (Pouteira Gardneriana Radlk) / Evaluation of the microbiological quality of doce in mass produced from guapeva (Pouteira Gardneriana Radlk)

Morais, Rômulo Alves; Silva, Romilda Ramos da; Oliveira, Maria Olivia dos Santos; Soares, Camila Mariane da Silva; Martins, Glêndara Aparecida de Souza.
Hig. aliment; 33(288/289): 2702-2706, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24512

Resumo

O doce é uma alternativa para o aproveitamento de frutas, tendo em vista a diversidade e a quantidade produzida no Brasil. Os indicadores microbiológicos são importantes parâmetros para definir a qualidade dos alimentos quanto aos critérios de higiene, manipulação, processamento e armazenamento. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica por meio da contagem de bolores e leveduras, Staphylococcus aureus, Salmonella typhimurium e Coliformes totais em amostras de doces e compará-las com as legislações vigentes. Foram elaboradas 11 formulações de doces de guapeva com substituição da pectina comercial por albedo de maracujá, onde de todas as amostras analisadas nenhuma apresentou crescimento dos microorganismos citados, denotando assim boas praticas de manipulação e assegurando um alimento apto para consumo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1