Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Levedura antagonista no controle de fungos filamentosos deteriorantes de alimentos / Antagonistic yeast against deteriorating mold of food

Ferreira, Fabiana Fiusa; Martins, Rafaela Alves; Costa, Douglas Rangel da; Tonial, Ivane Benedetti; Coelho, Alexandre Rodrigo.
Hig. alim.; 33(288/289): 2793-2797, abr.-maio 2019. graf, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24535

Resumo

Este trabalho avaliou o efeito antifúngico in vitro de toxina killer de Hansenula wingei contra Aspergillus ochraceus e Penicillium expansum deteriorantes de alimentos. O extrato livre de células-ELC contendo a toxina killer (obtido a partir do cultivo da levedura em Caldo MPL a 25ºC/96 horas) foi submetido ao ensaio antifúngico por meio de análise microscópica, determinando-se a porcentagem de germinação conidial e o desenvolvimento de hifas dos fungos testados. H. wingei inibiu a germinação conidial de A. ochraceus e P. expansum em 98,91% e 96,49%, respectivamente, bem como a inibição do desenvolvimento micelial de ambos os fungos foi maior que 78%. O composto antifúngico mostrou-se estável ao tratamento térmico de 90ºC/30 min., indicando a possibilidade de aplicação no biocontrole in situ de frutos pós-colheita.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1