Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Óleos essenciais e nanoemulsões como alternativas no controle de Clostridium sporogenes em mortadela / Essential oils and nanoemulsions as alternatives in the control of Clostridium sporogenes in mortadela

Pinelli, Juliana Junqueira; Gonçalves, Michelle Carlota; Martins, Heloísa Helena de Abreu; Silva, Monique Suela; Piccoli, Roberta Hilsdorf.
Hig. aliment; 33(288/289): 2798-2802, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-24546

Resumo

Avaliou-se a ação antimicrobiana da combinação dos óleos essenciais de canela, pimenta chinesa, limão Taiti e cardamomo e de suas nanoemulsões no controle de Clostridium sporogenes e sua influência sobre a oxidação lipídica em mortadela. A Concentração Mínima Bactericida (CMB) de cada óleo foi determinada pelo método de macrodiluição. As CMB encontradas foram: 0,10% óleo essencial de pimenta chinesa e canela e 1,00% óleo essencial de cardamomo e limão Taiti. A nanoemulsão elaborada apresentou redução significativa no número de células vegetativas de C. sporogenes na mortadela, além de ser o tratamento mais eficiente no controle da oxidação lipídica. Os resultados obtidos comprovam a ação antimicrobiana dos óleos testados, sugerindo sua possível utilização como conservantes naturais em produtos alimentícios.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1