Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

A influência do bem-estar animal na qualidade da carcaça de aves / The influence of animal welfare on poultry carcass quality

Marques, Natália Trindade Azevedo; Silva, Victória Luiza de Barros; Siqueira, Vinícius Noronha; Rocha, Leandro da Silva; Melo, Cássia Aldrin de.
Hig. aliment; 33(288/289): 1532-1535, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26099

Resumo

O bem-estar animal é uma temática muito discutida quando se diz respeito à produção de carne e cada vez mais constitui uma exigência do consumidor e da indústria. O escopo do programa Bem-Estar Animal ou Abate Humanitário é a abordagem de todo manejo pré-abate, envolvendo desde a apanha, transporte, recepção, pendura, insensibilização até a etapa de sangria das aves, observando-se o cumprimento dos preceitos técnicos e legais para realização do correto manejo pré-abate assegurando ao animal um abate digno, sem dor e sofrimentos desnecessários e desta forma, resultando em benefícios tecnológicos sobre a qualidade da carne. O monitoramento de indicadores na carcaça como calos, riscos, hematomas e fraturas é utilizado para mensurar com precisão a eficiência das etapas do bem-estar. Alguns desses indicadores foram mensurados nesse estudo através da avaliação de 6300 carcaças de aves abatidas em um estabelecimento de Mato Grosso, capturadas por sete equipes diferentes de apanha. As médias dos resultados encontrados foram 5,24% de riscos na pele, 5,62% de hematomas de asa, 0,90% de hematomas de coxa, 2,08% de hematomas de peito e 1,72% de fraturas de asa, indicando prováveis falhas no manejo das sete equipes durante a apanha, visto que embora a apanha seja a principal etapa responsável por traumatismos, o transporte, a recepção, pendura e insensibilização no matadouro podem também interferir nos resultados, e consequentemente no bem-estar das aves.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1