Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Aspectos da segurança alimentar no consumo de invertebrados marinhos do mercado informal / Aspects of food safety in the consumption of marine invertebrates from informal market

Furlan, Érika Fabiane; Pereira, Tatiana Caldas; Bombonatte, Andrea Gobetti Coelho; Tomita, Rubia Yuri; Casarini, Luiz Miguel.
Hig. aliment; 33(288/289): 1590-1594, abr.-maio 2019. tab, ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26103

Resumo

A atividade extrativa e o comércio informal de alguns organismos marinhos, tais como, do gastrópoda saquaritá (Stramonita haemastoma), pepinos-do-mar (Holothuria grisea), ouriços-do-mar (Echinometra lucunter) e mexilhões (Perna perna), é prática comum em áreas adjacentes aos costões rochosos na Baía de Santos-SP. O presente estudo objetivou diagnosticar o risco microbiológico no consumo de organismos marinhos extraídos e por vezes comercializados na região costeira da Baía de Santos-SP, utilizando métodos oficiais e limites normatizados para a discussão dos dados. Concluiu-se que o comércio informal de invertebrados marinhos na região pode colocar em risco a saúde dos consumidores e o meio ambiente, sendo imprescindível a informação quanto a origem do pescado para garantir a segurança no seu consumo e a sustentabilidade da sua produção.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1