Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Análise microbiológica de manipuladores e Equipamentos De Proteção Individual em lactário hospitalar / Microbiological analysis of manipulators and personal protective equipments in hospital lactary

Candela, Nathália Guimarães Araújo; Marinho, Thays Souza; Medeiros, Maria das Graças Gomes de Azevedo; Bainha, Fernanda Silveira dos Anjos; Duarte, Maria Carmela Kasnowski Holanda.
Hig. aliment; 33(288/289): 1570-1574, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26105

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar a presença de microrganismos nas mãos, regiões naso e orofaríngea, Equipamentos de Proteção Individual dos manipuladores de alimentos e do ambiente no setor de lactário de um hospital público em Niterói /RJ. Na pesquisa aplicada e experimental, realizaram-se as seguintes análises microbiológicas: contagens de Staphylococcus coagulase positiva, Bactérias Heterotróficas Aeróbios Mesófilas (CBHAM), fungos, Número Mais Provável (NMP) de Enterococcous spp., pesquisa de Salmonella spp., NMP de Coliformes a 35º e Escherichia coli. Observou-se nas amostras coletadas dos lactaristas e dos EPIs um elevado crescimento para Staphylococcus coagulase positiva (79% e 100%), Enterococcous spp. (58% e 38%), CBHAM (96% e 86%) e fungos (100% e 47%); nas amostras de ambiente os resultados para contagem CBHAM e fungos foram elevados. Os resultados indicaram a necessidade de revisão das técnicas de higiene pessoal e controles sanitários para o ambiente.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1