Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação microbiológica de ovos agroecológicos: promoção da segurança do alimento no setor de avicultura de postura do Colégio Técnico da Universidade Rural CTUR / Microbiological evaluation of agroecological eggs: promotion of food safety in the posture poultry sector of the Techinical College of Rural University - CTUR

Lopes, Adriani da Silva Carneiro; Almeida, Lívia Charinho; Quirino, Sonia Maria de Brito Marques; Vazquez, Renato Pazos; Castro, Fernanda Travassos de.
Hig. aliment; 33(288/289): 1738-1742, abr.-maio 2019. ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26167

Resumo

O trabalho objetivou identificar possíveis contaminações microbiológicas no setor produtivo de avicultura de postura agroecológica do Colégio Técnico da Universidade Rural CTUR. As análises microbiológicas comprovaram a presença do fungo do gênero Cladosporium spp. os quais são altamente eficientes em produzir contaminações em ovos, sendo um potencial risco à saúde dos consumidores. Porém quando as amostras foram analisadas isoladamente de penas e ovos foi observado, mais uma vez, que havia crescimento de Cladosporium spp no isolado das penas das aves, mas não havia nenhum crescimento em nenhuma das amostras de ovos coletadas. Ou seja, não foi possível observar a infecção de forma vertical, que seria a ave transmitindo o fungo para o ovo durante a sua formação. Portanto, o setor produz ovos agroecológicos em nível seguro para o consumo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1