Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Detecção de beta-lactamase por Staphylococcus coagulase-negativo isolados de queijo mussarela fatiados e fatiadores de frios / Beta-lactamase detection in coagulase-negative Staphylococci isolated from sliced mozzarella cheese and cold-cut slicers

Mendonça, Karla Sequeira; Leite, Ana Erundina de Luna Moraes; Lucas, Amanda Pereira; Mendonça, Marcelo; Silva, Elizabete Rodrigues da.
Hig. aliment; 33(288/289): 1821-1824, abr.-maio 2019. ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26176

Resumo

A resistência de bactérias a antimicrobianos é considerada um problema de saúde pública, sendo a resistência aos beta-lactâmicos uma das mais importantes. O objetivo do presente estudo foi detectar a produção da enzima β-lactamase por isolados de Staphylococcus coagulase-negativo (SCN), provenientes de queijos Mussarela fatiados e equipamentos de fatiamento de frios. Os testes foram realizados utilizando discos impregnados com cefalosporina cromógena para detecção da β-lactamase. Dos 103 isolados de Staphylococcus spp. analisados, 55 (53%) produziram β-lactamase e 48 (47%) não produziram. Portanto, é possível inferir que SCN isolados neste estudo, podem inativar antimicrobianos β-lactâmicos e assim, exercer influência negativa na saúde pública, devido ao potencial em transferir genes de resistência antimicrobiana para outras bactérias.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1