Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Diagnóstico das práticas de produção de queijos artesanais por pequenos produtores em um assentamento rural / Diagnosis of production practices of artisan cheeses by small producers in a rural settlement

Oliveira, Lenice Freiman de; Almeida, Salomé Lima Ferreira de; Silva, Rebeca Almeida da; Freitas, Isabela Barbosa de; Adum, Maria Clara.
Hig. aliment; 33(288/289): 1830-1834, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26181

Resumo

Dentre os produtos artesanais existentes, o queijo frescal é um dos mais apreciados e que por ser muito manipulado, é passível de contaminações físicas, químicas e microbiológicas. Este estudo visou diagnosticar as práticas de produção feitas por pequenos produtores rurais e identificar os principais entraves para alcance da segurança do alimento. Foi aplicado questionário estruturado em 66% dos produtores de leite e queijo e os resultados mostraram que havia falhas no processo de ordenha, na produção do queijo, na embalagem e na rotulagem dos queijos obtidos. Assim, concluiu-se haver necessidade, em curto prazo, de realização de um treinamento para a produção de queijos com segurança para a saúde do consumidor.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1