Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação dos parâmetros microbiológicos do leite cru refrigerado produzido na região da bacia leiteira do Estado de Alagoas / Evaluation of microbiological parameters of frozen raw milk produced in a region of milk bowl of the State of Alagoas

Lima, Cristina Terto; Cavalcante, Larissa de Souza; Silva, Ruthe Batista; Oliveira, Nielma Gabrielle Fidelis; Azevedo, Alice Cristina Oliveira.
Hig. aliment; 33(288/289): 1721-1724, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26182

Resumo

O leite é considerado um alimento completo, rico em nutrientes, contendo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Os cuidados higiênicos na ordenha são essenciais para a obtenção de leite de qualidade, à manutenção da saúde dos animais e ao aumento da produtividade. A presente pesquisa objetivou avaliar a qualidade microbiológica do leite cru refrigerado produzido na bacia leiteira do Estado de Alagoas. Foram analisadas 30 amostras, de acordo com os métodos analíticos oficiais tendo como referências os valores estabelecidos na legislação. O leite apresentou baixa contagem bacteriana total, no entanto precisa de adequações para que as contagens de coliformes diminuam, porém com o processo de pasteurização adequado a matéria prima se torna segura para consumo e elaboração de derivados.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1