Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Estudo preliminar da qualidade microbiológica de linguiças suínas frescais / Preliminary study on the microbiological quality of fresh pork sausages

Moraes, Gustavo Nunes de; Camargo, Gabriel Corrêa de; Garcia, Lorena Natalino Haber; Pereira, Juliano Gonçalves; Martins, Otávio Augusto.
Hig. alim.; 33(288/289): 1855-1859, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26203

Resumo

A carne suína é atualmente a mais consumida no mundo. No Brasil, cerca de 70 % desta carne é consumida em forma de embutidos. O objetivo desse trabalho consiste em avaliar de forma preliminar a qualidade microbiológica de linguiças suínas frescais a granel não inspecionadas e inspecionadas. Foram analisadas 19 amostras de linguiça suína frescal, sendo 17 fiscalizadas e 02 não fiscalizadas pelo método Compact Dry®. Escherichia coli esteve presente nas amostras não inspecionadas. Salmonella e Listeria estiveram presentes nas amostras inspecionadas e não inspecionadas. Isso demonstra, no caso das inspecionadas, uma falha no controle da fiscalização. Os órgãos de fiscalização precisam ser atuantes para evitar que esses embutidos sejam contaminados por microrganismos patogênicos que podem veicular doenças para os consumidores.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1