Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Método do índice de qualidade (MIQ) aplicado em trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss) inteiras e resfriadas oriundas de pesque pague no Estado do Rio de Janeiro, Brasil / Quality index method (QIM) applied to rainbow trout (Oncorhynchus mykiss) whole and refrigerated from pesque pague in the State of Rio de Janeiro, Brazil

Delorme, Mariana Moysés; Féres, Luiza Amado; Cavalcanti, Luiza Mattos; Almeida, Marcielli Silva; Ferreira, Micheli da Silva.
Hig. aliment; 33(288/289): 1928-1932, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26367

Resumo

Na região serrana do estado do Rio de Janeiro são comuns a prática da truticultura e o consumo dessa espécie de peixe. A aceitação do pescado está estritamente relacionada às características de frescor do mesmo, que pode sofrer alterações devido a processos físico-químicos, microbiológicos e sensoriais de deterioração. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o frescor de trutas arco-íris (Oncorhynchus mykiss) e, com isso, desenvolver um padrão específico através da adaptação do Método do Índice de Qualidade (MIQ) para essa espécie, ao longo de 11 dias de armazenamento sob refrigeração. A análise consistiu na avaliação de características determinantes para o frescor das trutas e o registro dos parâmetros foi realizado por meio de um sistema de pontuação de demérito, tendo em vista que quanto menor a pontuação, mais fresco o peixe. Foi concluído que, aos 11 dias, a truta inteira não apresentava aspectos de repugnância ou rejeição de acordo com os parâmetros preconizados pelo RIISPOA.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1