Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Levantamento de dados epidemiológicos de surtos de doenças transmitidas por alimentos na cidade de Juiz de Fora, MG, no período de 2007 a 2017 / Data research of foodborne diseases outbreaks from the city of Juiz de Fora, MG, in the period from 2007 to 2017

Jaguaribe, Thais Lempke; Freitas, Nycolle Cristyane Martins; Souza, Matheus Aguiar da Silva; Basílio, Joseani Leal; Santos, Emília Maricato Pedro dos.
Hig. aliment; 33(288/289): 1902-1906, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26369

Resumo

O perfil epidemiológico das doenças transmitidas por alimentos (DTAs) no Brasil ainda é pouco conhecido, nem todos os estados e/ou municípios dispõem de estatísticas e levantamentos reais sobre as variáveis associadas a essas enfermidades. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento dos dados sobre surtos de origem alimentar ocorridos em Juiz de Fora, MG, no período de 2007 a 2017. Houve 21 notificações de surtos, e em 71,42% desses não se identificou o agente etiológico envolvido. Dos alimentos incriminados, em 66,66% dos casos, estes eram ou continham em sua composição produtos de origem animal. A residência foi o local mais identificado como de início da ocorrência de surtos, representando 28,57% dos casos. Faz-se necessário o desenvolvimento de políticas públicas para a correta notificação das DTAs e, ainda, a conscientização de manipuladores de alimentos quanto aos cuidados na conservação e manipulação dos mesmos, com o objetivo reduzir a ocorrência dessas enfermidades.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1