Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Modificações microbiológicas e físico-químicas durante a maturação de queijo colonial artesanal produzido com leite cru / Microbiological and physicochemical modifications during ripening of artisanal colonial cheese made from raw milk

Armachuk, Maquéle Aparecida; Mello, Eliane Zatti de; Ruschel, Janice; Castro-Cislaghi, Fabiane Picinin de; Badaró, Andréa Cátia Leal.
Hig. aliment; 33(288/289): 1938-1942, abr.-maio 2019. graf, tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26378

Resumo

A maturação dos queijos é um processo importante no controle microbiano. O objetivo deste trabalho foi avaliar as mudanças microbiológicas e físico-químicas durante a maturação do queijo Colonial artesanal. O leite cru utilizado para a fabricação também foi avaliado. Durante 8 semanas, foram coletadas amostras do mesmo lote de queijo, as quais foram submetidas às análises de umidade, coliformes a 35 ºC e 45 ºC, Staphylococcus coagulase positiva e Salmonella spp. O leite estava de acordo com o estabelecido pela legislação. As contagens de coliformes a 35 ºC e 45 ºC e Staphylococcus atenderam aos padrões a partir da 3ª, 2ª e 4ª semanas de maturação, respectivamente. Salmonella spp. apresentou ausência em todas as amostras. Foram necessárias 4 semanas (cerca de 28 dias) para que os queijos fossem considerados próprios para consumo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1