Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Perfil físico-químico e microbiológico do leite coletado de pequenos produtores rurais do sul goiano / Physical-chemical and microbiological profile of collected milk from small rural producers of the south goiano

Fernandes, Ana Paula Stort; Lemes, Ailton César; Oliveira, Jady Luiza Rosa; Soares, Dayana Silva Batista; Pinto, Ellen Godinho.
Hig. aliment; 33(288/289): 1972-1976, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26379

Resumo

O Estado de Goiás ocupa o quarto lugar no ranking dos maiores produtores de leite do país. Morrinhos é um município que se destaca por possuir a quarta maior bacia leiteira do Estado. Objetivou-se avaliar a composição físico-química e microbiológica do leite cru coletado em propriedades rurais da Região Sul do Estado de Goiás. As amostras de leite foram coletadas de tanques de expansão de produtores individuais ou de tanques comunitário, e analisadas. O perfil físico químico das amostras de leite ficou dentro dos limites estabelecidos pela legislação. Foram verificados altos valores de CCS, obtidos a partir de ordenha mecânica. A maior CBT foi evidenciada em amostras onde o processo de ordenha é realizado manualmente. As condições de ordenha acabam definindo o tipo e a qualidade do leite produzido, repercutindo em toda cadeia produtiva.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1