Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Ocorrência de contusões em bovinos de um abatedouro-frigorifico de Mato Grosso / Bruise occurrence in cattle of a slaughterhouse of Mato Grosso

Lindemann, Andressa Rikessia Gomes; Silva, Victória Luiza de Barros; Mello, Cássia Aldrin de; Duarte, Simone Gonçalves da Silva; Amaral, Cláudia Regina Schuh.
Hig. aliment; 33(288/289): 1948-1951, abr.-maio 2019.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26382

Resumo

Atualmente os consumidores buscam cada vez mais alimentos seguros, de qualidade e produzidos de forma sustentável, dessa forma os produtores e empresas tentam ao máximo atender essas buscas, melhorando o manejo da propriedade ao frigorifico, trazendo cada vez mais o ideal de bem-estar animal. O bem-estar animal tem como objetivo evitar o sofrimento desnecessário dos animais nas etapas que antecedem o abate, ainda que com sua implementação, ainda há muitas perdas econômica e qualitativa das carcaças devido à presença de contusões. As contusões podem ocorrer pelas mais diversas causas, de manejo inadequado até rodovias precárias. Diante do exposto, considerando a importância das contusões para a qualidade das carcaças, o presente trabalho foi realizado em um abatedouro-frigorífico de bovinos sob Serviço de Inspeção Federal localizado em Mato Grosso, e teve como objetivo quantificar as carcaças com contusões, além de apontar o tipo de contusão e a região anatômica acometida. De um total de 4579 animais avaliados, 2829 (61,78%) apresentaram algum tipo de contusão, desde as pequenas e superficiais até as maiores e profundas. Em relação ao grau das contusões, a que teve maior ocorrência foi a de grau I (59,31%), seguida pelo grau II (37,39%) e grau III (3,28%). Quanto à localização anatômica, houve um predomínio de contusões na região do traseiro, seguido pelo gradil costal (PA), lombo e dianteiro. Portanto, observamos a necessidade da atualização dos conceitos de bem-estar dentro de toda a cadeia produtiva, além de treinamento de funcionários em relação ao manejo pré-abate, visando não comprometer o animal e a qualidade da carne.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1