Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Avaliação da adesão às boas práticas de fabricação em estabelecimentos que manipulam carne no município de Uberlândia/MG / Evaluation of the adhesion to good manufacturing practices in establishments that handle meat in Uberlandia municipality / MG

Ventura, Nayla Kellen de Oliveira; Costa, Letícia Roberta Martins; Carrijo, Kênia de Fátima; Cossi, Marcus Vinícius Coutinho.
Hig. aliment; 33(288/289): 2898-2902, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26658

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização de boas práticas de fabricação em açougues localizados em Uberlândia (MG). Foram feitas visitas à seis açougues (A-F) para avaliação dos itens: edificações e instalações; equipamentos, móveis e utensílios; e manipuladores. Os dados foram comparados pelo Teste Exato de Fischer (p<0,05). As não conformidades do estabelecimento D foram maiores que A e B (p<0,05) e dentre as categorias avaliadas a maior frequência de inconformidades foi observada nas edificações e instalações (45,5%). Nesta categoria, a maior frequência de inconformidades apresentou-se na área interna (72,2%), com presença de produtos de limpeza; ventiladores e garrafas dágua. Os resultados indicam a necessidade de maior monitoramento por parte dos estabelecimentos para que possam oferecer produtos com melhor qualidade aos consumidores.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1