Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Caracterização do manejo pré-abate de bovinos em um abatedouro-frigorífico de Uberlândia-MG / Characterization of pre-slaughter management of cattle at a Slaughterhouse in Uberlândia-MG

Costa, Letícia Roberta Martins; Dias, Sthéfany da Cunha; Nascimento, Yago Fernandes; Guimarães, Eduarda Arruda; Cossi, Marcus Vinícius Coutinho.
Hig. aliment; 33(288/289): 2977-2981, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-26700

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o manejo pré-abate de bovinos em um abatedouro frigorífico de Uberlândia MG, quanto às adequações para um abate humanitário. Foram realizadas 6 visitas ao estabelecimento, onde se coletou informações referentes à 1011 bovinos (uso de choque elétrico, escorregões, quedas, e taxas de lotação dos currais). A primeira visita apresentou a menor proporção de estímulos elétricos por animal (1,56) e a sexta visita a maior frequência (2,98). Os menores valores de escorregão e queda obtidos foram nos currais com frequência respectiva de 1,68% e 0,79%. Não houve relação entre o excesso de animais em um determinado compartimento e o número de quedas, escorregões e choques (p>0,05). O estabelecimento se adequou em partes à legislação, porém, ajustes podem contribuir para a melhor qualidade do manejo.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1