Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

EVALUATION OF BABASSU MESOCARP MEAL IN FEED FOR BROILER CHICKENS / Avaliação do mesocarpo de Babaçu (Orbignya ssp) na alimentação de frangos de corte.

CARNEIRO, M. I. F.; SAKOMURA, N. K.; KAWAUCHI, I. M.; SILVA, E. P.; ARAUJO, J. A.; FERNANDES, J. B. K.; GOMES FILHO, J. S..
Ars vet; 29(3): 175-182, 2013.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-31186

Resumo

Esta pesquisa objetivou avaliar o valor nutricional e a utilização do mesocarpo de babaçu na alimentação de frangos de corte. Inicialmente, a composição química foi analisada para caracterizar o ingrediente. Em seguida dois ensaios foram conduzidos: o primeiro para determinar os valores energéticos e o segundo o nível ideal de inclusão na ração. O ensaio de metabolismo foi realizado utilizando 20 galos Legorne, distribuídos em dois tratamentos com cinco repetições de duas aves cada. O período experimental foi de dez dias, cinco dias de adaptação e cinco dias de coleta de excretas. Em seguida, 500 pintos de corte com um dia de idade foram utilizados em ensaio de crescimento, delineamento inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram de quatro níveis de inclusão do mesocarpo de babaçu: 0, 3, 6 e 9%. O ensaio de crescimento teve duração de 21 dias e foram avaliadas as respostas para consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar. Com base na matéria natural, o mesocarpo de babaçu apresentou 87
Biblioteca responsável: BR68.1