Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

EVALUATION OF MULTIENZYME COMPLEX IN DIETS WITH INCREASING LEVELS OF WHEAT FOR LAYERS IN THE REARING PHASE. / AVALIAÇÃO DE COMPLEXO MULTIENZIMÁTICO COM NÍVEIS DE TRIGO PARA POEDEIRAS NA FASE DE RECRIA.

FREITAS, F. B.; ZANELLA, I.; CARVALHO, A. D.; RABER, M. R.; BRUM JÚNIOR, B. S.; SOUZA, J. F.; FRANCO, S. S.; ROSA, A. P..
Ars vet; 21(1): 01-06, 2005.
Artigo em Português | VETINDEX-Express | ID: vti-31627

Resumo

O experimento foi conduzido com o objetivo de verificar o efeito da adição de enzimas em dietas com níveis crescentes de trigo sobre o desempenho de frangas da linhagem Isa Brown na fase de recria. As aves foram avaliadas durante 4 períodos de 21 dias, da 7ª a 18ª semana. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x2, 4 níveis de inclusão de trigo nas dietas (0, 16, 32, 48%), com e sem adição de enzimas, utilizando 6 repetições com 4 frangas por unidade experimental, totalizando 192 aves. O complexo multienzimático era composto de celulase, glucanase e xilanase e foi adicionado em 0,005% na dieta. Os parâmetros avaliados foram: consumo de ração, peso vivo, uniformidade, idade da maturidade sexual e peso do primeiro ovo. A idade da maturidade sexual apresentou diferença significativa (p < 0,05) entre os níveis de trigo, representada por uma equação de regressão linear decrescente. As demais variáveis não apresentaram diferença significativa (p < 0,05) para os níveis crescentes de trigo. A suplementação enzimática e a interação entre os fatores não foram significativas. A inclusão de até 48% de trigo na dieta não afeta o desempenho de frangas de postura de 7ª a 18ª semana de idade. A suplementação enzimática (celulase, glucanase e xinase) em dietas a base de trigo não demonstrou benefícios às frangas nos níveis de inclu
Biblioteca responsável: BR68.1