Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Cobertura do substrato com filme plástico e o cultivo hidropônico da roseira: produtividade, consumo de água, temperatura e salinização

José Resende Rodrigues, Ernesto; Minami, Keigo; Farina, Enrico.
Sci. agric.; 56(4)1999.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-439277

Resumo

Rose plants cvs. Anna and Sari were propagated on Rosa indica rootstock and were grown in closed soilless systems, with and without mulching with a black polyethylene sheet (0.18 mm thick). Plants were grown in an artificial potting mixture of sand:peat (4:1 v/v). Rose plants in single row (7.5 plants/cultivated m-2) were maintained in a greenhouse with a minimum temperature of 12°C (winter). Fertirrigation occurred considering a leaching fraction of 10% based on lysimeters. According to a formerly tested method, substrate leaching by an increased volume of nutrient solution or water, occurred in cases of solution electric conductivity equal to, or greater than 4000mmS.cm-1 in the leachate. There was a reduction in the water consumption of 35 or 16% corresponding to cultivars Anna and Sari, respectively, when the plants were mulched. The number of fertigations increased nutrient solution volumes and leachate water decreased using the mulched cultivation. Salt accumulation for control near substrate surface was very high in summer. A lower electrical conductivity and a higher water content of the mulched substrate was recorded both in fall and in spring/summer. The results showed significant differences in flower production and quality, using the mulched system. Higher water use efficiency was caused by lower evaporation and overall lower increase of the electrical conductivity of the substrate.
Roseiras das cultivares Anna e Sari foram conduzidas em cultivo hidropônico em bancadas com e sem cobertura do substrato. O material usado para a cobertura foi o polietileno (PEBD) de coloração preta e com espessura de 0,18 mm. Como substrato de cultivo, foi usada a mistura de areia:turfa = 4:1 v/v. Os transplantes foram feitos em novembro de 1995, dispostos em fila única com 7,5 plantas/m2. Para o controle da fertirrigação, foi usado o método que se baseia no uso de um lisímetro, colocado em cada bancada, o qual permite obter o percentual de drenado prefixado e também controlar o limite máximo de salinidade do percolado, a partir do qual é adicionada água para lavar o excesso de sais do substrato. O percentual teórico de drenagem foi fixado em 10% do volume irrigado, a salinidade máxima em 4000 mmS/cm e as fertirrigações em duas por semana. Como resultado do uso da cobertura do substrato, foi verificada redução do consumo hídrico de 35% e 16%, correspondente as cultivares Anna e Sari e também menor salinização dos substratos. O uso da cobertura do substrato permitiu uma melhoria de qualidade de flores e também ganho em produtividade, com menor consumo hídrico, resultando em maior eficiência de uso da água. A umidade no ambiente das raízes manteve-se mais estável principalmente na superfície do substrato, comprovando o uso da cobertura como uma técnica, a mais, para o controle da umidade e da salinidade do substrato, com redução da quantidade de drenagem, de água e de fertilizantes administrados, com redução dos custos de produção e benefícios para o ambiente.
Biblioteca responsável: BR68.1