Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Veterinária

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mais destinatários

Enviar resultado
| |

Effect of the birth season on the survival and weight gain in Pollwart and Corriedale lambs / Efeito da época do nascimento na sobrevivência e desenvolvimento de cordeiros das raças ideal e corriedale

Sanchez Roda, Domingos; Alberto Otto, Paulo; Eduardo dos Santos, Luiz; Dupas, Walter.
B. Indústr. Anim.; 47(1): 81-87, 1990.
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-467540

Resumo

In the present work, we developed several extensive experiments with Pollwart (Ideal) and Corriedale sheep flocks, at the Posto de Ovinos e Caprinos de Itapetininga, Instituto de Zootecnia, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, with the aim of investigating the effects of the season on the pre-weaning growth of lambs. No differences were observed in relation to pre-weaning mortality among lambs born in the Fall/Winter or in the Spring. The birth weight of Pollwart lambs was higher in the Spring than in Fall/Winter.
Estudou-se o efeito da época de nascimento (inverno e primavera) sobre a taxa de sobrevivência e nos pesos ao nascer e ao desmame de cordeiros das raças Ideal e Corriedale nascidos no Posto de Ovinos e Caprinos, localizado no município de Itapetininga, Sul do Estado de São Paulo. O sistema de criação foi extensivo em pastagem de Digitaria decumbens Stent, com taxa de lotação de 1 unidade animal/ha (450 kg de peso vivo). A mortalidade de cordeiros da raça Ideal, do nascimento ao desmame (105 dias de idade), para cordeiros nascidos no inverno, foi de 14,5% e para os nascidos na primavera foi de 19,0%. Para a raça Corriedale foi de 20,5% para os nascidos no inverno e 23,5% para os nascidos na primavera. A mortalidade não diferiu estatisticamente em função da época de nascimento em ambas as raças. O peso médio ao nascer de cordeiros da raça Ideal foi de 3,40 kg no inverno e 3,54 kg na primavera (P 0,01) e para cordeiros da raça Corriedale 3,69 kg no inverno e 3,71 kg na primavera (P> 0,05). O peso médio ao desmame para cordeiros da raça Ideal nascidos no inverno foi de 15,76 kg e para nascidos na primavera foi de 15,39 kg (P>0,05), enquanto o peso médio ao desmame de cordeiros corriedale foi de 15,21 kg e 15,29 kg para cordeiros nascidos no inverno e primavera (P> 0,05), respectivamente.
Biblioteca responsável: BR68.1